Qual mascara devo usar na pandemia?

14 maio por vagner

Qual mascara devo usar na pandemia?

Com um vírus solto pelo ar e com transmissão acelerada, muita gente já deve ter se perguntado: qual máscara devo usar na pandemia?

O Coronavírus é uma doença que, pelo que se sabe, pode ser transmitido pelo ar. Assim, pessoas infectadas, após um acesso de tosse, podem deixar o vírus suspenso no ar e contaminar outras pessoas.

Então, tanto para quem quer se precaver, quanto para proteger outras pessoas, a máscara é extremamente útil.

Muita gente não se dá conta, mas existe mais de um tipo de máscara e cada um é mais adequado para uma determinada situação. Você pode utilizar:

  • Máscara de pano;

  • Máscara cirúrgica;

  • Máscara N95.

Cada uma delas tem sua utilidade, mas todas ajudam a prevenir a doença. De qualquer forma, o ideal é conhecer as opções para saber qual máscara devo usar na pandemia.

Como usar cada máscara

As máscaras de pano são produzidas artesanalmente e podem ser utilizadas em qualquer situação. São ideais para quem precisa ir ao mercado ou enfrentar o transporte público, sendo reutilizáveis.

Já as máscaras cirúrgicas são ideias para profissionais de saúde. Elas filtram partículas menores e contam com um arame na parte superior, que possibilita um maior encaixe no rosto.

Ainda, a máscara N95 também é utilizada por profissionais da saúde. Ela oferece uma proteção maior contra partículas menores, aerossóis e vírus. Dentre todas essas é a com maior efetividade.

Então, qual máscara devo usar na pandemia?

Como você percebeu, existem diversas opções de proteção que podem ser encontradas no mercado. Seja de pano, cirúrgicas ou N95, todas as máscaras oferecem uma proteção mínima contra o vírus.

As de pano são as mais simples, mas são reutilizáveis se forem bem higienizadas. Por isso mesmo, são aquelas que estão presentes na vida da grande maioria dos brasileiros.

Porém, se o poder aquisitivo permitir, usar uma máscara cirúrgica ou N95 pode ser uma ótima opção. Para se ter uma ideia, a N95 é indicada para uso quando se faz a intubação de um paciente.

Ou seja, os materiais destinados aos profissionais de saúde costumam ter uma capacidade maior de proteção. No entanto, é bom saber que, pela procura, é comum que estejam em fata ou mais caros.

Conclusão

As máscaras são o principal elemento para se prevenir contra o coronavírus nos dias de hoje. Com o que você leu agora, é possível saber qual máscara devo usar na pandemia. Então fique seguro.