O que é o MEC?

24 maio por clever-shannon

O que é o MEC?

Quem está acostumado a seguir as notícias ou está terminando os estudos na escola, já deve ter se perguntado o que é o MEC e sua função.

O Ministério da Educação – MEC é o responsável pela política educacional aplicada no país. Ou seja, é a pasta responsável por gerir tudo o que está relacionado à educação e ensino no país.

Como o Ministério faz parte do Governo Federal, o Presidente da República influencia na pasta ao escolher o Ministro responsável pelo seu comando e as políticas que serão aplicadas.

Mec

Entenda o que é o MEC e como ele funciona

O MEC é o responsável máximo pela aplicação da Política Nacional de Educação (PNE). Além disso, para a tomada de decisões conta com o auxílio do Conselho Nacional de Educação.

Significa dizer que, hierarquicamente, o MEC é superior ao INEP, ao FNDE, a CAPES, Centros Federais de Educação Tecnológica, institutos e universidades federais e outros entes.

Tudo isso é importante porque demonstra como a educação precisa ser tratada por diferentes órgãos. Como cabe ao MEC a centralização do poder, é ele quem decide o que deve ser feito.

Assim, a pessoa que ocupa a cadeira de Ministro da Educação costuma ser bastante cobrada e até mesmo vigiada. Isso porque é de sua importância o trabalho que desenvolve.

A BNCC e o ENEM

Muito de o que é o MEC vem do entendimento sobre as atividades que desenvolve. Uma das mais importantes é estabelecer a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

O documento é responsável por definir temas essenciais que todos os alunos devem aprender durante a vida na escoa. Ela norteia os currículos das redes escolares, bem como propostas pedagógicas.

Já o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, também é elaborado pelo MEC. O exame é de suma importância para os estudantes, pois pode ser utilizado para ingresso nas universidades federais.

Outra faculdades públicas estaduais também utilizam a nota do ENEM para o acesso dos alunos. Assim, a forma com que o exame é feito tem reflexos na vida de muitas pessoas.

Outros programas

O MEC também é responsável pelo Programa de Financiamento Estudantil – FIES e pelo Programa Universidade para Todos – PROUNI.

Além disso, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, e o Sistema de Seleção Unificada – SISU, também são administrados pelo órgão.

Conclusão

Agora você já sabe o que é o MEC e como ele pode ter uma função primordial em sua vida. Os programas e atos do órgão tendem a ter reflexos na vida de todos os estudantes.